No dia 22 de março de 2023 (quarta-feira) o Terran 1, criado pela equipe da startup Relativity Space, entrou para história como o primeiro foguete impresso em 3D a ser lançado!
Apesar de a missão ter falhado por conta do peso do foguete não ter possibilitado a entrada na órbita terrestre, o qual iniciou sua queda, foi possível verificar o funcionamento dos sistemas como o desacoplamento da base de lançamento, e dados para futuras tentativas.
Você pode acompanhar a gravação da live:
Arwa Tizani Kelly, responsável pela empresa, publicou um pronunciamento:
“Ninguém jamais tentou fazer o lançamento de um foguete impresso em 3D na órbita e, embora não conseguimos fazer todo o caminho, reunimos dados suficientes para mostrar que é viável o voo de modelos deste gênero”.
Arwa Tizani Kelly
Um dos processos mais difíceis para a realização desse feito histórico foi a permissão de lançamento dos órgãos governamentais dos Estados Unidos, por se tratar de uma missão experimental e que utiliza um novo processo de fabricação aplicado.
A estrutura do Terran 1 tem 85% de seus componentes fabricadas com manufatura aditiva, utilizando ligas metálicas aeroespaciais e é capaz de suportar até 1,25 tonelada, tendo um custo de US$ 12 milhões por voo. Outro feito pioneiro foi a utilização de gás metano como combustível para a propulsão.
Para mais detalhes sobre o processo de fabricação do foguete, acesse o site da startup: Relativity Space