Nos dias 6, 7 e 8 de abril, durante a Campus Party Brasília, ocorreu o Printer Chef, a primeira competição de gastronomia 3D do Brasil. Nesta competição, os participantes tiveram que utilizar um alimento impresso em 3D e combiná-lo com outros ingredientes para compor um prato final.
O evento contou com a participação de 16 competidores, dos quais quatro chegaram à semifinal e dois finalistas, Hugo e Priscilla, disputaram o título de primeiro Printer Chef do Brasil com a sobremesa que incluiu brigadeiro impresso em 3D.
Além da competição, a Bioedtech, em parceria com a Campus Party, promoveu um workshop sobre a tecnologia de impressão 3D de alimentos, visando apresentar as possibilidades dessa tecnologia. Por exemplo, a impressão 3D pode ser usada para gerar alimentos que são facilmente deglutidos por pessoas que têm dificuldades em mastigar ou engolir alimentos sólidos.
A tecnologia de impressão 3D também permite controlar a degradabilidade de um alimento e, ao retardar o processo de mastigação, ajuda a enviar sinais de saciedade mais cedo, permitindo que as pessoas se sintam saciadas ingerindo menos comida.
A impressão 3D de alimentos não altera a composição nutricional ou química do alimento e, portanto, não representa risco à saúde humana. Pelo contrário, a impressão 3D de alimentos pode ser usada para melhorar a qualidade de vida de pessoas que têm restrições alimentares, permitindo a criação de alimentos personalizados e mais palatáveis.
Workshop gratuito
A impressão 3D de alimentos tem o potencial de revolucionar a maneira como produzimos e consumimos alimentos, tornando o sistema alimentar mais sustentável, eficiente e personalizado. Se você se interessou pelo tema, a Bioedtech estará promovendo um Workshop online e gratuito sobre Alimentos do Futuro no dia 26 de abril de 2023.
Fonte: Printer Chef – A primeira competição de gastronomia 3D do Brasil (bioedtech.com.br)