No estado do Texas, a maior comunidade mundial de casas construídas com impressoras 3D está tomando forma, marcando um avanço significativo na construção de residências. Recentemente, a primeira casa concluída dessa revolucionária empreitada foi inaugurada, sinalizando o início de uma nova era na construção de moradias.
Construção Inovadora
Essas casas estão sendo construídas com paredes “impressas” utilizando um material à base de concreto chamado Lavacrete. Robôs de 14 metros de largura canalizam esse material para criar as estruturas, e posteriormente são adicionadas portas, janelas e painéis solares para tornar as residências autossuficientes em energia. Mais de um terço das paredes já foi impresso, e as propriedades estão à venda por preços variando de US$ 475 mil a US$ 599 mil.
Sustentabilidade em Foco
Um estudo independente realizado em 2020 em Singapura demonstrou que a construção de um banheiro com impressão 3D foi 25,4% mais barata e produziu cerca de 86% menos dióxido de carbono em comparação com métodos de construção convencionais. Essa abordagem também reduz a necessidade de cofragem, o que diminui consideravelmente o uso de cimento, um grande contribuinte para as emissões globais de CO2.
Redefinindo a Construção Residencial
A ICON, empresa por trás desse projeto inovador, enxerga a impressão 3D como uma solução para o déficit de aproximadamente cinco milhões de novas residências nos Estados Unidos. A construção mais rápida e acessível não compromete a qualidade, a beleza ou a sustentabilidade, e promete ajudar a atender à demanda crescente por moradias.
Além das Fronteiras
Embora o Wolf Ranch seja o maior projeto da ICON até o momento, a empresa já utilizou a impressão 3D para construir habitações sociais ou subsidiadas no México e no Texas. A tecnologia também se mostra promissora para combater a falta de moradia e fornecer abrigo após desastres naturais.
A construção de casas com impressoras 3D, uma vez vista como ficção científica, está se tornando uma realidade. Espera-se que essa abordagem revolucione a construção residencial, alinhando-se com valores e ideais mais elevados em busca de moradias acessíveis e sustentáveis.