A complexidade das mãos robóticas soft é transformada pela abordagem revolucionária na impressão 3D. Engenheiros da ETH Zurich e Inkbit utilizam um scanner a laser e aprendizado por feedback para imprimir produtos intrincados, incluindo um robô com garra de seis pernas, uma bomba artificial em formato de “coração,” metamateriais robustos e uma mão robótica soft com tendões, ligamentos e ossos artificiais.
Plásticos de poliacrilato de secagem rápida, comumente usados em impressoras 3D tradicionais, limitam a forma, função e flexibilidade dos produtos devido à rápida solidificação. Um novo método supera essa limitação ao incorporar escaneamento 3D e ajustes de impressão em tempo real.
Em vez de raspar imperfeições camada por camada, o escaneamento tridimensional fornece informações quase instantâneas sobre irregularidades na superfície. Esses dados são enviados ao mecanismo de feedback da impressora, ajustando a quantidade necessária de material “em tempo real e com precisão,” destaca Wojciech Matusik, professor do MIT e coautor do estudo.
Resultados impressionantes incluem um cubo de metamaterial resiliente, uma bomba de fluido em forma de coração capaz de transportar “líquidos” e um robô com seis pernas equipado com uma garra informada por sensores, além de uma mão articulada com almofadas sensoras.
Apesar de refinamentos necessários nos métodos de produção, composições químicas dos polímeros e vida útil, a equipe acredita que esse método de impressão 3D rápido e adaptável poderá resultar em designs inovadores. Robôs soft oferecem menos risco de lesões e melhor manipulação de produtos frágeis. Já existem avanços impossíveis com impressoras 3D convencionais.
Fonte: This 3D-printed soft robotic hand has ‘bones,’ ‘ligaments,’ and ‘tendons’ | POPULAR SCIENCE