Este artigo foi publicado na 1ª edição da Revista Impresso 3D em Março de 2021
Bruno Neves Braga nasceu em 1989, é praticamente mais novo que a tecnologia de impressão 3D, já que a primeira máquina conhecida, a SLA – Stereoligraph Aparatus – da 3DSystems, é de 1984, mas isso não diminui em nada a paixão dele pela tecnologia, talvez, até a alimente.
Poli-empresário, o pernambucano de Recife formado em Administração de Empresas (UniFG / Universidad Eureopea de Madrid) e fundador e sócio-diretor das empresas BBordados, GBN Terceirização e, claro, do Instituto Impressão 3D.
Foi justamente no intercâmbio para a Espanha que ele descobriu a maquininha que iria modificar sua vida: a impressora 3D!
A descoberta da impressão 3D
Ele próprio conta sua história no podcast I3DCast do dia 3 de março de 2021, mas basta dizer que depois de criar uma empresa de serviços e decoração em 3D, ele decidiu ir além, e ajudar outras pessoas a ingressarem neste mundo novo, o da manufatura aditiva.
Para isso ele criou o Instituto Impressão 3D, com o intuito de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promoverá não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e o mais importante, pesquisas sobre o setor e em nosso país.
A estréia desse projeto foi audacioso, mapear os fabricantes nacionais de filamentos para impressoras 3D.
Um processo mais difícil do que parece, já que muita gente importa e revenda filamentos, o país é continental e não há ainda, um mercado que canalize a impressão 3D, nem em mídias, nem em vendas mesmo; Mercado Livre, Facebook Markplace, vendas por grandes varejistas etc.
Com a estratégia então de perguntar ao outro lado, os usuários, qual o filamento que mais usam, Braga foi capaz de identificar, através de respostas espontâneas, 35 marcas nacionais.
É só sua primeira pesquisa, e quanta luz já nos trouxe. Se você souber de novos, avise a ele.
Acesse o podcast com o Bruno Braga em: https://anchor.fm/impresso3d
2 Comentários
Excelente Pesquisa sobre as marcas, acho que seria legal, um novo mapa e comprar com o cenário anterior, ocorreram algumas mudanças significativas.
Com certeza, Mr. Cleber, entraremos em contato com o Bruno para atualizarmos esse mapa e tornar ele um página física aqui no portal!