Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sábado, dezembro 6
    Instagram LinkedIn YouTube
    Impresso 3D
    • Home
    • Impressão 3D
    • Indústria 4.0
    • Educação
    • Podcast
    • eBooks
    • Assinar a Revista
    Impresso 3D
    You are at:Início » Funil de aplicações para AM
    Acadêmico

    Funil de aplicações para AM

    Emanuel CamposBy Emanuel Campos07/10/20255 Mins Read

    Como escolher o processo e material corretos para sua aplicação

    O material interfere no processo, o processo altera a aplicação:

    Ao se planejar um desenvolvimento de produto que será produzido por manufatura aditiva deve-se considerar duas características que são interdependentes: um projeto de produto que se aproveite das características da manufatura aditiva, para produção de peças já montadas, articuladas, e qual o material final desta peça, que determinará, invariavelmente, o processo que será utilizado de manfuatura aditiva.

    Sobre projetar para manufatura aditiva (DfAM)

    Uma derivação do conceito Design for Assemble (projetar para montar), a manufatura aditiva adotou o conceito DfAM, Design for Additive Manufacture, projetar para a manufatura aditiva, onde o projeto já é realizado tendo em vista os benefícios e restrições da impressão 3D para produção de seu produto.

    Peças feitas por manufatura aditiva podem ser feitas já articuladas, montadas, com partes internas complexas, de forma que nenhum sistema de manufatura tradicional, tais como fresa, torno ou plaina, podem fazer. Isto pode ser obtido com maior ou menor capacidade de acordo com o processo de impressão 3D adotado, mas em síntese, materiais poliméricos podem ser feitos com estruturas de apoio solúveis em água, garantindo formas de remover estruturas internas de uma geometria. Peças metálicas podem utilizar o próprio pó não sinterizado como tal estrutura de apoio.

    Embora as montagens sejam uma das características a ser observado no projeto de peças para manufatura aditiva, outro fator é muito importante para determinar o projeto, uma faceta inerente à peças obtidas por manufatura aditiva, a Anisotropia das peças feitas em manufatura aditiva.

    Peças produzidas por camadas empilhadas e fundidas, seja plástico fundido camada sobre camada, ou fusão de pós metálicos, camada sobre camada, a impressão 3D termina com uma condição muito particular: ela não oferece a mesma resistência mecânica ao longo de todos os eixos. Sempre que a solicitação de cargas e esforços sobre sua peça for paralela às camadas, sua peça estará no eixo de máxima resistência, mas quando este esforço for perpendicular às camadas, o que resistirá não será o material da força e suas propriedades, mas o que determinará a resistência real da peça será a força de união entre as camadas.

    Sobre a seleção do material/processo

    Existem diferentes processos de manufatura aditiva, cada qual articula um método de fusão de camadas com um material em especial, por exemplo, os processos chamados de SLS, Selective Laser Sintering (ou Sinterização Seletiva por Laser), aplica o uso de um sistema de laser para sinterizar materiais em pós, em geral, poliméricos ou vídros. Ao aumentarmos a potência do laser, podemos sinterizar até mesmo particulas metálicas, onde o processo passa a se chamar DMT – Direct Metal Technology – Tecnologia de Metal Direto. Em ambos os casos, SLS e DMT são variantes do primeiro processo de manufatura aditiva, dos tempos que ainda era chamada por Prototipagem Rápida, a SLA, StereoLithography Aparatus, ou Equipamento de construção tridimensional, que utilizava um laser para curar uma resina líquida, transformando em sólida.

    O processo mais popular do mundo atualmente é aquele baseado em um fialmento de polímero que é extrudado por um cabeçote extrusão, desenvolvido por Scott Crumb em 1994, fundador da Stratasys, o processo se chama FDM – Fused Deposition Modeling – Modelamento por Deposição de Fundido. Como o termo é patenteado, a comunidade cunhou para si o termo FFF – Fused Filament Fabrication – Fabricação por Filamento Fundido.

    Logo escolher o material adequado para sua aplicação consiste obrigatoriamente na escolha do processo de impressão também, não havendo ainda máquinas capazes de operar em ampla gama com todas as matrizes atuais: resinas fotossensíveis, filamentos poliméricos, pós-poliméricos, pellets de polímeros e pós metálicos.

    Quando determinamos qual será o material alvo, escolhemos também o processo de produção por manufatura aditiva para este material, e através desta escolha, determinamos como os fatores produtivos do processo podem afetar nossas escolhas de projeto do produto.

    Em resumo:

    Selecionar o processo de manufatura aditiva desejado por ser complicado, visto que cada processo compreende diferentes características produtivas finais e impactam de diferentes formas no projeto do produto, em geral, vamos seguir três alternativas para determinar o processo correto de manufatura aditiva que irá atender nossas necessidades:

    1. Material final desejado: este é o processo mais simples, visto que poucos processos de manufatura aditiva possuem materiais iguais, ao determinar o material, este determina o processo.

    2. Acabamento vs aplicação: É importante determinar no início do projeto se a peça ou produto desejado terá como principal característica o acabamento final ou sua resistência sob estresse. Existem processos que priorizam o acabamento, em geral, processos de resinas fotossensíveis, enquanto outros valorizam a resistência final do produto, como FDM ou SLS.

    3. Similaridade aos meios tradicionais de produção: o processo de cada técnica de manufatura aditiva emula diferentes aspectos de técnicas tradicionais de impressão 3D, como o fato de FDM utilizar polímeros que são injetados, ou SLS que produz metais com as mesmas vantagens e desvantagens do processo de metalurgia do pó, também conhecida como sinterização. Ao conhecermos as demandas de um produto ou peça que era produzido de maneira tradicional, podemos observar qual técnica resultará em características semelhantes às formast tradicionais que a peça ou produto era produzido.

    impressao3d manufatura-aditiva Materiais
    Share. Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram WhatsApp Pinterest Reddit
    Previous ArticleSKA lança manifesto Institucional
    Next Article SKA Tech Hub encerra o ano com formatura da 3ª Jornada Tecnológica e premia jovens destaques
    Emanuel Campos
    Emanuel Campos
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Tecnólogo mecânico com formação em marketing trabalha com impressão 3D desde 2000, sendo também um consultor e palestrante sobre educação STEM/STEAM.

    POSTS RELACIONADOS

    SKA Tech Hub encerra o ano com formatura da 3ª Jornada Tecnológica e premia jovens destaques

    26/11/2025By Emanuel Campos

    Mapa da manufatura digital 2025

    07/07/2025By Emanuel Campos

    Os 5 melhores sites para encontrar arquivos STL

    25/02/2024By Redação

    1 comentário

    1. Bruno on 21/11/2025 15:28

      Sempre com materiais de excelente qualidade. Parabéns Emanuel Campos.

      Reply
    Leave A Reply Cancel Reply

    POSTS RECENTES

    SKA Tech Hub encerra o ano com formatura da 3ª Jornada Tecnológica e premia jovens destaques

    26/11/2025

    Funil de aplicações para AM

    07/10/2025

    SKA lança manifesto Institucional

    29/09/2025

    Lançamento da H2D Pro

    23/08/2025

    SKA apresentará tendências e inovação tecnológica de ponta na Feira SIM 2025

    22/08/2025
    Categorias
    • Home
    • Impressão 3D
    • Indústria 4.0
    • Educação
    • Podcast
    • eBooks
    • Assinar a Revista
    Posts recentes
    • SKA Tech Hub encerra o ano com formatura da 3ª Jornada Tecnológica e premia jovens destaques
    • Funil de aplicações para AM
    • SKA lança manifesto Institucional
    Comentários
    • Bruno em Funil de aplicações para AM
    • dannianyely jose valerio gonzales em Os 5 melhores sites para encontrar arquivos STL
    • Revista Impresso 3D #36 [ Download Gratuito ] – Impresso 3D em Revista Impresso 3D #35 [ Download Gratuito ]
    • Patricia em Os 5 melhores sites para encontrar arquivos STL
    • Revista Impresso 3D #36 [ Download Gratuito ] – Impresso 3D em Revista Impresso 3D #33 – Download Grátis

    Impresso 3D

    O melhor conteúdo sobre manufatura aditiva, indústria 4.0 e educação maker!

    📧 contato@impresso3d.com.br

    Todos os direitos reservados © Impresso 3D | 2025
    • Home
    • Política de Privacidade
    • Links

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.